terça-feira, 4 de março de 2008

7 Percepções sobre São Paulo

Fazendo uma breve pausa nos meus posts sobre o Uruguai, estive em São Paulo à trabalho semana passada e decidi tecer breves comentários sobre a viagem. Explico: há alguns anos eu costumava ir bastante à trabalho pra lá, mas fazia algum tempo que eu não ia e "dormia" na cidade, então não tinha algumas percepções que eu tive dessa vez.

1) São Paulo tem engarrafamento pra tudo, não é só pra automóveis. Eu ia no Ibirapuera correr de manhã e tinha engarrafamento pra correr. Eu tinha que me cuidar pra não tropeçar em alguém, juro.

2) Todas as dimensões de Porto Alegre parecem muito pequenas se comparadas à São Paulo. A Av. Oswaldo Aranha, por exemplo. Em São Paulo, ela seria via secundária, porque nenhuma via que se preze tem menos de quatro faixas. Shopping, então nem se fala. O Eldorado tem duas praças de alimentação. E caberia umas 6 redenções no Parque do Ibirapuera.

3) Tudo é profissional em São Paulo. Dá pra acreditar que às 6h30 da manhã havia vendedores de Gatorade no Ibirapuera ? E personal trainers com barraquinhas pra você se inscrever em programas de recondicionamento físico ?

4) Alguns motoristas de táxi já possuem navegadores acoplados ao veículo. Isso significa que eles não passam a perna em você no itinerário, porque a cada 5 segundos uma voz diz: "vire a esquerda", "fique a direita mais 320 m", "siga em frente e chegue ao seu destino". Até mesmo eu seria motorista de táxi com um daqueles... aliás, a diferença no valor da corrida também impressiona. Paguei 20 reais pra fazer o mesmo itinerário com o motorista que possuia o navegador e 26 no dia em que peguei outro que não tinha. Considerando que os motoristas de Porto Alegre ficam bravos se você entra no táxi pra ir da Rodoviária até o Bom Fim, imagino que isso vai levar 20 anos pra chegar aqui.

5) Apesar do trânsito caótico, os motoristas se entendem muito melhor do que aqui (isso eu já havia constatado há alguns anos e percebi que continua). Aqui em Porto Alegre, qualquer taxista corta a sua frente, você o xinga e ele lhe xinga de volta. E nenhum motorista que se preze deixa você entrar na via. Lá, até os motoristas de táxi permitem que um simples mortal cruze a via em sua frente.

6) Ninguém te deixa andar com um notebook visível no carro em São Paulo. Eles te mandam guardar no porta-malas.

7) As crianças que pedem no sinal possuem treinamento de marketing. Quando o sinal fecha, elas vão passando a fila de carros e deixando saquinhos com balas no espelho retrovisor. Depois vão voltando e recolhendo tudo. Imagino que elas identifiquem quem vai dar a gorjeta pelo saquinho que o motorista recolhe do espelho. Vai dizer que isso não é profissionalismo...

Última constatação: realmente é a cidade que não pára.

2 comentários:

Emminha disse...

Quer dizer que vc veio em sp e nao me avisou? tsc tsc tsc

Marcio Nel Cimatti disse...

É SP é isso mesmo!!

Enorme, Gigante, Megalópole.....

Quando conto o número de habitantes da cidade aqui na Holanda ninguém acredita. E quem acredita não imagina o que é isso.

Muito legal o blog!!!

Bjo