segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

7 Lugares Incríveis - Glaciar Perito Moreno

And the winner is...


A foto mais votada pelos meus amigos foi a do Glaciar Perito Moreno. Então, ele será o eleito como o sétimo lugar mais incrível no qual estive.

Esse glaciar fica no sul da Argentina, no Parque Nacional de Los Glaciares, mais ou menos a uns 700Km de Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. Ali em volta do parque, quase tudo é deserto... deserto de casas, deserto de pessoas e deserto até mesmo de vegetação. Mas tem muita água, resultado dos glaciares. A cidade mais próxima fica a 80 Km, é El Calafate, que possui algo como 20 mil habitantes. Cidade de tamanho médio perto dali? Nenhuma num raio de 300Km, o que me faz pensar que se alguém necessita de cuidados médicos especializados, não vai encontrar.

Quando você entra no Parque de Los Glaciares a paisagem muda um pouco. Ali tem bastante vegetação e árvores relativamente altas.

Mas e o Glaciar ? É realmente imenso. Com o gradual derretimento dos pólos, talvez seja uma paisagem bem rara para os nossos netos. Os glaciares de todo o mundo estão diminuindo de tamanho ano-a-ano. Porém, o Perito Moreno é uma exceção: ele vem se mantendo mais ou menos estável ao longo dos anos. Outra curiosidade é que ele não flutua na água como um iceberg. Ele tem mais de 30 m de profundidade e o gelo que tem ali vai sendo formado gradativamente.

É possível caminhar por sobre o glaciar com aqueles "pregões" para neve, mas apenas em pequenos grupos acompanhados por guia, pois os guias sabem os pontos onde é seguro pisar. Nós resolvemos experimentar e é muito interessante. Você enxerga buracos em que vê a água escorrer por muitos metros abaixo e até mesmo pequenas cavernas ao longo da caminhada. Outra curiosidade é que o gelo ali parece "azulado" pelo reflexo da luz.

A todo momento, desprendem-se pequenos pedaços de gelo no lago, fazendo algum ruído. Porém, o mais fantástico sobre o Glaciar Perito Moreno eu não assisti. A pressão da água sobre o gelo vai criando ao longo do tempo uma espécie de túnel com uma abertura, por onde as águas do Rio Braço descem até o Lago Argentino. De tempos em tempos, esse túnel desaba, formando um espetáculo que deve ser lindo.

Esse processo se repete ao longo de intervalos irregulares: o último desabamento ocorreu em março de 2006 à noite, portanto não há imagens. Antes o último desabamento havia sido em 2004, 16 anos após o desabamento anterior.

O vídeo mostra o desabamento de 2004 (acho). Olhem lá pelo minuto 2:30 que é quando fica interessante.



Pra completar: o meu voto teria sido por a foto ali do Canto Grande (em Bombinhas/SC). Na realidade fiz uma montagem com 2 fotos. Isso porque o nome do lugar era "Mirante Eco 360 graus". O motivo da escolha: foi um dos únicos lugares em que estive que pra qualquer dos quatro lados que eu olhasse tinha uma paisagem bonita.


Os 7 lugares mais incríveis

1 - Laguna Torre (El Chaltén - Argentina)
2 - Lake Tahoe (Califórnia/Nevada - Estados Unidos)
3 - Capela Sistina (Vaticano)
4 - Machu Picchu (Peru)
5 - Cânions dos Aparados da Serra (Rio Grande do Sul - Brasil)
6 - Mônaco
7 - Glaciar Perito Moreno (Patagônia Argentina)

Um comentário:

Robs disse...

Adorei a enquete, pena que perdi o timing. :)