quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Os 7 lugares mais incríveis - Capela Sistina

Pra quem não sabe a Capela Sistina fica no Palazzo Apostolico no Vaticano. Eu achava que ficava nos próprios Museus do Vaticano, porque na realidade o tal palácio é conjugado a eles e a visita à capela é o ponto culminante da visita aos museus.

Em primeiro lugar, quero esclarecer que eu não entendo absolutamente nada de arte. Pra falar a verdade o máximo que eu consigo é diferenciar uma pintura impressionista de uma surrealista. Mas não tem como não se emocionar ao entrar na Capela. Ela não é muito grande, porém o teto e as paredes são cobertos com afrescos que emocionam até mesmo pessoas sem sensibilidade artística como eu. Não é possível fotografar nada e eu diria que é um dos poucos lugares em que essa proibição é levada ao pé da letra. Existem vigias por todos os lados que ficam com os olhos grudados nos visitantes. Até entrei com câmera, mas não tive coragem de tentar fotografar. Quando em pensava em qualquer movimento, olhava pra um dos vigias e ele estava com os olhos grudados em mim. Sério, os caras são bons! Além do mais, eu visitei os museus e a capela na última segunda-feira do mês. E em toda última segunda-feira do mês o ingresso era gratuito no ano em que eu fiz a visita, de modo que havia realmente muita gente. Pelo que andei pesquisando, essa regra já não vale mais.

As fotos que aparecem aqui obviamente não são minhas, são da Wiki e falam por si mesmo. A capela é praticamente toda decorada com afrescos de diversos artistas famosos como Botticelli. Mas a obra que mais impressiona é o teto, pintado por Michelangelo.



O interessante dessa história é que Michelangelo pintou o teto contrariado. Ele não se considerava um pintor, dizia que era escultor. Sua intenção era construir o mausoléu do papa e não pintar o teto da capela. Por ironia do destino, o teto da capela é hoje a sua obra mais agraciada, mas causou polêmica na época (1508-1512). Haviam corpos despidos nas imagens. Isso chocou de tal forma certas pessoas que mais tarde outros pintores foram contratados para cobri-las com vestes. Há muitos anos assisti a um filme antigo que conta essa história, "Agonia e Êxtase", filme daqueles que costumavam passar na sessão da tarde.

Michelangelo tem ainda outra obra lindíssima na mesma Capela - o Juízo Final, pintado em 1535, que reveste a parede do altar.

Veja também
Museus do Vaticano


Os 7 lugares mais incríveis

1 - Laguna Torre (El Chaltén - Argentina)
2 - Lake Tahoe (Califórnia/Nevada - Estados Unidos)
3 - Capela Sistina (Vaticano)
4 - ...
5 - ...
6 - ...
7 - ...

Aguarde os próximos posts para os outros lugares.

Um comentário:

Rogério disse...

Realmente esta capela é inrível. Você também pdoe acessar esta capela via internet. Não é a mesma coisa que estar lá, mas no mínimo dá para ter uma ideia de como é a fabulosa capela sistina:

http://mundoinfo7.blogspot.com/2010/12/visite-capela-sistina-pela-internet.html