quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Os 7 lugares mais incríveis - cânions dos Aparados da Serra

Não, não é nenhum bairrismo. Eu realmente considero os nossos cânions a paisagem mais bonita do Rio Grande do Sul e também um dos lugares mais bacanas que já visitei, pois são uma paisagem bem peculiar, que dificilmente se encontra em outro lugar. Normalmente quem vem fazer turismo no RS vai pra Gramado, Canela, Caxias do Sul. São lugares bonitos, ajeitadinhos, o Natal Luz é bacana, mas quando se fala em beleza natural nada ali se compara aos cânions. É por isso que quando alguém de fora me pergunta o que visitar no RS, eu não penso duas vezes e indico os Aparados da Serra. Não existe uma boa infra-estrutura, faltam bons restaurantes, a estrada é ruim, mas sou da opinião que isso também é parte do encanto. Qualquer coisa urbanizada demais acaba perdendo a essência.

Os dois cânions mais conhecidos são o do Itaimbezinho e o da Fortaleza, mas não são os únicos. Esses dois, junto com o Malacara ficam em Cambará do Sul, cerca de 190 Km de Porto Alegre. Pra se chegar lá, existem dois caminhos possíveis:

- Sair de Porto Alegre pela BR 116 até Novo Hamburgo, toma-se a RS 239 até Taquara (tem um pedágio) e depois pela RS-020 passando por São Francisco de Paula e Tainhas. No trevo entra-se à direita, RS-453, e logo em seguida dobra-se à esquerda no trevo de acesso a Cambará do Sul. Essa estrada é a continuação da RS-020.

- Pegar a RS 020 por Cachoeirinha, seguir até Taquara e depois o caminho é igual a opção anterior.

De Cambará do Sul são 22 Km em estrada de chão até o Itaimbezinho e 23 Km até o Fortaleza.

- Sair de Porto Alegre pela BR 290 (Freeway) em direção a Osório (dois pedágios) e de lá pegar a BR 101 ou a Estrada do Mar até Torres. Seguir até o trevo de São João do Sul e mais 21 quilômetros até Praia Grande, onde se sobe a Serra do Faxinal até a entrada do Parque do Itaimbezinho (nesse caminho não passa por Cambará).

No Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde fica o Itaimbezinho, existe alguma infra-estrutura: lanchonete, umas árvores com mesas pra Picnic e banheiros. Basicamente existem duas trilhas pra serem percorridas ali, uma bem demarcada, calçada que você percorre em 20 minutos (trilha do cotovelo) e outra por uma estradinha, que você percorre por aproximadamente 1 hora (trilha do vértice). Nada difícil, é tudo bem plano. Existe uma terceira trilha que é a do Rio do Boi, bem mais difícil, mas essa percorre o cânion por baixo, atravessando rios, acho que só é possível fazer com guia.

Já no Fortaleza, é mais complicado. Nenhuma infra-estrutura, nenhum lugar nem pra comprar água e duas trilhas também: uma que leva até a borda dos cânions, com subida e outra que leva até a Pedra do Segredo, que não chega a ser difícil, mas também não é exatamente fácil, já que tem que atravessar uma cachoeira.

O que é mais interessante pra mim ali é justamente o que algumas pessoas vão odiar:
- como o acesso é difícil, não é todo mundo que vai visitar, então nunca está lotado;
- você consegue chegar na bordinha do cânion e olhar lá embaixo. Se tem um ventinho batendo, então, dá uma sensação esquisita, mas gostosa, muito difícil de explicar um sentimento de que "você é só poeira no meio da imensidão" ... estou filosófica, mas foi o melhor que encontrei pra explicar que foi uma sensação muito boa, mas esquisita.

Outra coisa ali que tem que se tomar muito cuidado é que é necessário um pouco de sorte pra conseguir ver os cânions. É comum estar um sol de rachar em Cambará, sol na entrada do parque e lá dentro você se deparar com um paredão branco de névoa ao invés do cânion. Como ali é muito perto do litoral, ...

Pra fazer justiça: como eu disse mais acima, os cânions de Cambará não são os únicos. Em São José dos Ausentes que é ainda mais inacessível, pois não existe nenhuma estrada asfaltada que chegue até lá, existem outros. São José, na minha opinião, possui mais atrações além dos cânions que Cambará, pois possui algumas cascatas bem bonitas, mas tem poucas pousadas e encontrar um restaurante pra jantar pode ser uma aventura. No entanto, foi lá que eu vi um dos céus mais estrelados de toda a minha vida, numa fria noite de inverno. Então, pra quem está numa fase romântica talvez valha a pena :)

Mais sobre os cânions você encontra no site Cambará on-line.


Ai abaixo a pedra do segredo. Alguém explica ?

3 comentários:

Anônimo disse...

"Whats up, I am thrilled to skim all of of this internet site and am very elated and thrilled to guess that the owner is carrying out a extremely fantastic position right here to place all the content and facts in one place, i should suggest this facts with a recommendation on my website."

Anônimo disse...

Hey
I really like yours site. keep it as is.

Anônimo disse...

*-* Que máximo. Sou gaúcha, mas acredita que nunca fui aí?? >_< que vergonha..
Tava procurando algum lugar pra conhecer com a família neste finde, aproveitar o feriado de segunda^^ Acho que encontrei =DDD



~ Campanha Faça uma Pessoa Feliz~
Inscreva-se no meu YouTube: jmobraccini =P