segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Parque Santa Tereza


Não confunda o parque com o forte. O forte está localizado no Parque (um pouco antes da entrada pra quem vem pela estrada), mas são coisas diferentes.

O Parque Santa Tereza é um imenso parque com área pra camping, aluguel de cabanas e várias praias. Tem, inclusive, alguns lugares para observação de aves marinhas e baleias, mas acho que nessa época do ano as baleias estão longe. É área militar, mas você vai se lembrar disso apenas quando encontrá-los pelo caminho.

O mais engraçado da nossa ida ao parque foi que nos disseram que era apenas 4 Km de caminhada pela praia e estávamos lá. O que é verdade. O que não imaginávamos era o tamanho do parque. Creio que caminhamos mais uma hora até chegar à Capatacia, que é a entrada "oficial" por onde os carros chegam. Lá existe um "sombráculo"e um "invernáculo" muito bonitos, com várias plantas e o ruído dos pássaros.

Após uma breve parada na Capitacia, fomos andando pelo parque em direção ao forte. Outra pernada. Durante uma parte do caminho topamos com pica-paus nas árvores... pra quem lê isso aqui pode parecer bobagem, mas eu não estou acostumada a ver pica-paus todos os dias, ainda mais 3, 4 reunidos. Então paramos para observá-los. Fotografar foi bem mais difícil.

Existe ainda um mini-zoo e área pra piquenique no parque. Isso sem contar nas praias: Moza, do Barco, das Achiras... a maior área de camping está próxima a Playa de la Moza.

Foi um passeio bem agradável, acho que vale passar um dia no parque. É possível fazer isso no mesmo dia em que for visitar a Fortaleza de Santa Tereza. O que percebi é que os turistas vão muito na Fortaleza, mas no parque só os nativos mesmo. Mas as praias de mar mais próximas do Brasil e que não parecem exatamente o litoral do RS, estão ali.

4 comentários:

Unknown disse...

Ane, vai lá no meu blog. Tem um meme pra ti. Podes fazer um temático com viagens ;-)

Unknown disse...

OI Ane, por acaso tu tem um contato la do camping pra ver qto custa? Fui na Pascoa mas de excursão, queria ir no carnaval mas de carro...
Abraço Gabi

helio disse...

quero alugar uma cabana no parque sta tereza na praia de la moza, como terei mais informaçoes sobre aluguel, preço etc.

obrigado

Ane Callegaro disse...

Hélio,

É complicado obter informações porque o parque é administrado pelos militares e não possui um site oficial.

Eu andei lendo a respeito e parece que se o preço hoje (janeiro 2010) é de $100 pesos por dia para camping. Quanto a cabanas o assunto é controvertido. Não encontrei nada de confiável que possa responder.

O telefone para reservas é: 00598 0477 2101 (Fonte: http://www.viajarauruguay.com/parque-nacional-santa-teresa/)